+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com

imgres

Será possível provar cientificamente os benefícios de praticar Mindfulness?

 

Muitas correntes de pensamento ajudam as pessoas a sentir-se melhor, pelo menos temporariamente. Mas, para usarmos determinadas ferramentas a nível dos sistemas de saúde, é importante haver estudos e verificação científica de que essas práticas são benéficas e, principalmente, de que não vão prejudicar ou de alguma forma colocar em risco as pessoas a quem as “ensinamos”.

 

Dados científicos  

Mark Williams, professor de psicologia clínica na Universidade de Oxford, tem feito esse tipo de estudos, com grupos de pessoas, verificando e registando as alterações obtidas. Ele foi mesmo mais longe e, através de instrumentos de diagnóstico, verificou que esta prática, com a continuação, acaba por provocar alterações no próprio cérebro. Ou seja, à medida que vamos estimulando áreas do nosso cérebro diferentes das habituais, ou de uma forma diferente, começam a surgir alterações nessas áreas.

 

Alterações no cérebro  

Parece estranho que uma prática provoque alterações no cérebro? Mas não é tanto assim. Na realidade, é muito fácil nós observarmos este tipo de processo a olho nu, por exemplo a nível dos músculos. Quando exercitamos de forma continuada determinados músculos, estes ficam mais desenvolvidos, com maior volume e mais força. Com o nosso cérebro acontece o mesmo — nele estão mais desenvolvidas as áreas que estimulamos mais. Só não nos apercebemos disso porque o cérebro não está “à vista”.

 

Músculos emocionais e mentais 

Em Counselling usamos bastante o conceito de músculos emocionais e mentais. Estes “músculos” não são físicos mas são funcionais. Ou seja, não podemos vê-los, eles não existem de forma material, mas podemos ter consciência deles, da forma como eles estão a funcionar.

E o que são estes músculos? Da mesma forma que os músculos físicos nos permitem fazer determinadas actividades e suportar determinados pesos, os músculos emocionais e mentais permitem-nos suportar e gerir de forma positiva situações na área emocional e mental / intelectual.

 

Fortalecimento emocional e mental

A forma como lidamos com situações difíceis (ou como sobrevivemos a elas) está directamente relacionada com a nossa “força” interior, com a nossa estabilidade emocional. E isso não é “hereditário” ou algo que “é mesmo assim”.  Nós podemos desenvolver  o nosso fortalecimento emocional e mental, aumentando a nossa capacidade de lidar de uma forma mais positiva com as nossas circunstâncias. Isso reduz muito os riscos de ruptura, tanto física como emocional ou mental, e aumenta a nossa eficácia em lidar com as situações mais difíceis — à medida que deixamos de viver à mercê das emoções e de ser esmagados por elas, podemos canalizar essa energia para o foco, a intenção, tornando-nos pessoas mais positivas, mais eficazes e com maiores capacidades a nível de performance.

 

Benefícios práticos

No nosso dia a dia, é muito fácil começar a verificar os benefícios de usar esta ferramenta — mindfulness ou atenção plena. À medida que vamos sendo mais capazes de focar no aqui e agora, de tomar consciência, de agir de forma mais intencional e focada, verificamos que o stress começa a diminuir. Vai-se tornando mais fácil gerir as situações sem perder a paciência e reduzir a sensação de ansiedade. Também o cansaço e exaustão ficam menos fortes e aumenta a capacidade de atenção e concentração, com os benefícios óbvios que isso traz, a nível de trabalho e não só.

Este instrumento, sendo usado de forma regular, como um estilo de vida, vai tornar mais fácil o desligar da agitação, das preocupações; vai permitir teres na tua mente apenas aquilo que escolhes lá ter em cada momento, e não todos os temas com que lidas, num emaranhado que parece pesar toneladas e que é a causa da maioria das situações de esgotamento.

Este fortalecimento emocional vai também reduzir a tendência para outras emoções negativas, como a angústia, depressão, vazio interior, medos, pânico, etc.

 

Cruzamento de estratégias  

É claro que a simples prática tradicional de mindfulness não traz automaticamente todos estes benefícios. Em Counselling, usamos esta ferramenta em conjunto com muitas outras, tornando a abordagem o mais específica possível, em cada momento e com cada pessoa. Mindfulness é o canal, o meio, o veículo que te ajuda a “teres mão” naquilo que se passa na tua mente; que te ajuda a gerir o teu pensamento e emoções de forma intencional, para alcançares o objectivo que desejas. Esta ferramenta, ao desenvolver a capacidade de foco total, vai permitir que as outras estratégias que usamos sejam mais eficazes no processo de resolução do problema.

 

No próximo artigo vou falar de como podes começar a aplicar esta ferramenta no teu dia a dia.