+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com

Lidar com o que está a acontecer no cérebro e nas hormonas da criança, é fundamental para conseguires baixar a sua ansiedade e mudar o seu comportamento. Ela não vai conseguir pensar ou agir com lógica enquanto estiver no modo de reação fisiológica aguda, no impulso para lutar, escapar ou bloquear.

 

O que não funciona?

Tentares argumentar com a criança, dizeres-lhe para não ter medo da situação que a está a assustar, não vai resultar. Castigá-la (porque a ansiedade pode parecer desafio, desobediência ou mau comportamento) só vai aumentar o problema; só vai agravar a sua tendência natural, seja para lutar, para escapar ou para bloquear. Certamente já viste isto acontecer muitas vezes; quanto mais ralhas ou tentas controlar a situação, pior a criança reage.

 

Como podes ajudar?

  1. Ajuda-a a desacelerar

Numa situação de stress, todo o metabolismo da criança fica acelerado, desconfortável e descontrolado. Ajudá-la a desacelerar, vai ajudar a reencontrar o equilíbrio interior e a reduzir a produção de cortisol.

Para isso, ajuda-a a respirar muito devagar, encher pelo nariz e soprar pela boca, muito lento. Podes usar algo para facilitar, por exemplo soprar uma vela sem a apagar, ou soprar para o dedo e sentir com atenção o toque do ar no dedo.

 

  1. Cantar com a boca fechada (humming).

Pode ser apenas um zumbido, como a abelha, ou entoar uma melodia simples que a criança conheça bem, muito lento, tomando atenção à “frase” que a melodia faz, focando no som e nas sensações físicas de estar a produzi-lo.

Este exercício ajuda a começar a desacelerar também o ritmo das ondas cerebrais.

 

  1. Estreita o foco

Debaixo de stress, a mente acelera e o pensamento fica em piloto-automático. É importante ajudar a criança a sair dessa espiral impulsiva e tóxica.

Usa uma atividade lenta, tranquila e não exigente; por exemplo, colorir um desenho ou usar uma pasta de modelar. Ou, por uns momentos, focar apenas num dos sentidos. Por exemplo, fechar o olhos e escutar e dizer os sons que ouve, cada um deles; passar a mão por diferentes superfícies e comentar o que sente das textures (duro, fofinho, frio, rugoso, etc). O objetivo é promover a tomada de consciência, para “ligar” a parte racional do cérebro e sair das áreas de impulso, ajudando-a a começar a gerir as emoções e o comportamento.

 

  1. Cria um ritual para lidar com situações de ansiedade habituais

Todos nós passamos por situações que se repetem regularmente e que nos provocam ansiedade. Podemos criar um ritual, algo agradável, para fazermos depois dessas situações. Isso vai reduzir o peso negativo da situação, ajudando a baixar a ansiedade que ela sempre provoca.

Por exemplo, quando os meus filhos eram pequenos e estudavam música, no fim de terem uma audição ou um recital, íamos comer pizza.

Pode ser algo muito simples, mas que para ele se torna aquele “lugar seguro” depois da tempestade; e mesmo uma cumplicidade entre vocês, em que o entendes e ajudas a resolver, em vez de te chateares ou tentares que ele seja “mais forte”.

 

Estas são apenas algumas ideias práticas, que podes usar para ajudar a tua criança a lidar melhor com a ansiedade. Hoje em dia, as crianças estão debaixo de grandes pressões, e ajudá-las desde cedo a perceber e gerir a ansiedade, vai fazer toda a diferença no seu futuro.

 

Se gostarias de entender como podes ter um papel mais prático e eficaz na gestão da ansiedade do teu filho, contacta-nos. Podemos ajudar-te a ultrapassar esse problema.